EM ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA
PROJETO ANTECA
BATAYPORÃ/MS
OUTUBRO - 2014
EM ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA
PROJETO ANTECA
Dedico este projeto a todos os educadores da escola Anízio
Teixeira da Silva que tanto se dedicam à Educação Municipal fazendo a
diferença.
Coordenação: Maria Jovelina N. Ramos.
Direção: Sonia Nantes de Lima.
BATAYPORÃ/MS
OUTUBRO - 2014
Projeto Anteca
Fundamentação teórica
O pensamento
propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e
necessidades, nossos interesses e emoções. Por trás de cada pensamento há uma
tendência afetivo-volitiva. Uma compreensão plena e verdadeira do pensamento de
outrem só é possível quando entendemos sua base afetivo-volutiva. Vygotsky
(1991 p. 101)
Para ele, a
aprendizagem sempre inclui relações entre as pessoas. A relação do individuo
com o mundo está sempre medida pelo outro. Não há como aprender e apreender o
mundo se não tivermos o ouro, aquele que nos fornece os significados que
permitem pensar o mundo a nossa volta. Veja bem, Vygotsky defende a ideia de
que não há um desenvolvimento pronto e previsto dentro de nós que vai se
atualizando conforme o tempo passa ou recebemos influência externa.
(BOCK, 1999, p. 124)
Com isso,
entende-se que o desenvolvimento do individuo é um processo que se dá de fora
para dentro, sendo que o meio influencia o processo de ensino-aprendizagem,
contudo, além de motivar os alunos a desenvolver as atividades propostas, este
projeto propõe ao aluno um desafio de raciocínio logico no qual os alunos
usarão uma moeda (Anteca) para trabalhar o sistema monetário.
O sistema
monetário faz parte de nosso dia-a-dia e, principalmente, por se tratar de um
assunto do interesse de todos, pois sem esse conhecimento ficaria impossível
viver de forma independente.
Assim, vemos
que a matemática ensinada na escola deve trabalhar com esse sistema, devido à
importância que tem em nossas vidas.
Segundo Neila
Tonin Agranionih, é importante “explorar, desde as séries iniciais, as relações
lógico-matemática e numérica presentes nas situações que envolvem o uso do
dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno”.
Aos poucos as
crianças vão construindo um saber matemático, que ficará por toda a vida, como
sistema decimal de numeração, composição e decomposição, comparação, além das
quatro operações.
O pensamento
propriamente dito é gerado pela motivação, isto é, por nossos desejos e necessidades,
nossos interesses e emoções. Por trás de cada pensamento há uma tendência
afetivo-volitiva. Uma compreensão plena e verdadeira do pensamento de outrem só
é possível quando entendemos sua base afetivo-evolutiva.
Justificativa
Com base na
dificuldade de aprender, na falta de compromisso e indisciplina de alguns
alunos na sala de aula e fora dela, bem como a falta de compromisso de alguns
pais, vemos que o contato com o dinheiro fictício é uma forma de motivar os
alunos a se comprometer com o seus estudos.
O contato com o
dinheiro é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as
primeiras noções matemáticas, além de criar a noção de valor das coisas e a
importância de se economizar dinheiro.
Esse conhecimento
é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a
oportunidade de passar pelo aprendizado sistemático, adquirem essas noções de
forma adequada.
Isso acontece
em razão do sistema monetário fazer parte do nosso dia a dia e, principalmente,
por se tratar de um assunto de interesse de todos, pois sem esse conhecimento
seria impossível viver de forma independente.
É muito
importante a escola explorar, desde as séries iniciais, as relações
lógico-matemática e numérica presentes
nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente ligadas ao mundo moderno.
Objetivo Geral
Motivar o aluno
a comprometer-se com os seus estudos dentro e fora da sala de aula.
Levar o aluno a
conhecer e identificar os valores diferentes contidos nas notas de papel
impresso, além de, tornar o aluno capaz de realizar cálculos matemáticos para
realizar seus objetivos.
Levar o aluno a
ter compromisso com o seu estudo em sala de aula e fora dela.
Objetivos Específicos
-Levar o aluno a ter compromisso com o seu estudo em sala de
aula e fora dela.
-Identificar as diferenças de valores do dinheiro;
-Realizar cálculos matemáticos para saber quantos objetos
poderão ser comprados com determinado valor.
-Promover no aluno a capacidade de saber utilizar de forma
adequada e acertada possível o seu dinheiro;
-Levar o aluno a comprometer-se com os seus estudos na
Escola de forma mais assídua;
-Reconhecer valores;
-Efetuar trocas;
Compreender sistema de troco;
Público Alvo
Os alunos do 2º, 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.
Cronograma
- 4º bimestre
Metodologia
Os alunos
receberão um dinheiro simbólico pelas atividades desenvolvidas em sala de aula,
tais como: tarefas, notas de avaliações, participação nas atividades propostas
pelo professor, bom comportamento, etc, e posteriormente estes alunos irão
gastar tudo que o receberam na feira que acontecerá no final do bimestre.
Recursos e meios para a execução
-Confecção do dinheiro em papel sufite com slogan próprio da
escola.
-Participação dos professores ativamente na realização do
projeto.
-Câmera fotográfica.
-Outros recursos: fita dupla face, papel cartão, impressora,
papel sufite, tesoura, etc.
-Contribuição de recursos financeiros dos professores e da
direção da Escola para a compra de brinquedos e guloseimas para a realização da
feira.
Avaliação
A avaliação
será feita de forma contínua e progressiva de acordo com o desenvolvimento do
projeto, observando a melhoria na assimilação da aprendizagem, tais como:
participação, interesse e motivação na realização das atividades dentro e fora
da sala de aula.
Referencia Bibliográfica
BOCK, Ana M. Bahia (org). Psicologias: uma introdução ao
estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo,
Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins
Fontes, 1993.
Este projeto tem como base o projeto: “Aprender é um bom
negócio” realizado pelo professor José Wilson dos Santos na EE Fátima Gaiotto
Sampaio.
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