quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PROJETO ANTECA - 2015




EM ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA














PROJETO ANTECA




















BATAYPORÃ/MS


OUTUBRO - 2015


Justificativa
       
       Com base na dificuldade de aprender, na falta de compromisso e indisciplina de alguns alunos na sala de aula e fora dela, bem como a falta de compromisso de alguns pais, vemos que o contato com o dinheiro fictício é uma forma de motivar os alunos a se comprometer com o seus estudos.
       O contato com o dinheiro é muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções matemáticas, além de criar a noção de valor das coisas e a importância de se economizar dinheiro.
       Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar pelo aprendizado sistemático, adquirem essas noções de forma adequada.
       Isso acontece em razão do sistema monetário fazer parte do nosso dia a dia e, principalmente, por se tratar de um assunto de interesse de todos, pois sem esse conhecimento seria impossível viver de forma independente.
      É muito importante a escola explorar, desde as séries iniciais, as relações lógico-matemática  e numérica presentes nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão diretamente  ligadas ao mundo moderno.


Objetivo Geral

      Motivar o aluno a comprometer-se com os seus estudos dentro e fora da sala de aula.
      Levar o aluno a conhecer e identificar os valores diferentes contidos nas notas de papel impresso, além de, tornar o aluno capaz de realizar cálculos matemáticos para realizar seus objetivos.
      Levar o aluno a ter compromisso com o seu estudo em sala de aula e fora dela.

Objetivos Específicos

-Levar o aluno a ter compromisso com o seu estudo em sala de aula e fora dela.
-Identificar as diferenças de valores do dinheiro;
-Realizar cálculos matemáticos para saber quantos objetos poderão ser comprados com determinado valor.
-Promover no aluno a capacidade de saber utilizar de forma adequada e acertada possível o seu dinheiro;
-Levar o aluno a comprometer-se com os seus estudos na Escola de forma mais assídua;
-Reconhecer valores;
-Efetuar trocas;
Compreender sistema de troco;

Público Alvo

Os alunos do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental.

Cronograma

- 4º bimestre





Metodologia

       Os alunos receberão um dinheiro simbólico pelas atividades desenvolvidas em sala de aula, tais como: tarefas, notas de avaliações, participação nas atividades propostas pelo professor, bom comportamento, etc, e posteriormente estes alunos irão gastar tudo que o receberam na feira que acontecerá no final do bimestre.

Recursos e meios para a execução

-Confecção do dinheiro em papel sufite com slogan próprio da escola.
-Participação dos professores ativamente na realização do projeto.
-Câmera fotográfica.
-Outros recursos: fita dupla face, papel cartão, impressora, papel sufite, tesoura, etc.
-Contribuição de recursos financeiros dos professores e da direção da Escola para a compra de brinquedos e guloseimas para a realização da feira.
Avaliação

        A avaliação será feita de forma contínua e progressiva de acordo com o desenvolvimento do projeto, observando a melhoria na assimilação da aprendizagem, tais como: participação, interesse e motivação na realização das atividades dentro e fora da sala de aula.


Referencia Bibliográfica

BOCK, Ana M. Bahia (org). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo: Saraiva, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
Este projeto tem como base o projeto: “Aprender é um bom negócio” realizado pelo professor José Wilson dos Santos na EE Fátima Gaiotto Sampaio.




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