EM ANÍZIO TEIXEIRA DA SILVA
PROJETO ANTECA
BATAYPORÃ/MS
OUTUBRO - 2015
Justificativa
Com base na dificuldade de aprender, na falta de compromisso e
indisciplina de alguns alunos na sala de aula e fora dela, bem como a falta de
compromisso de alguns pais, vemos que o contato com o dinheiro fictício é uma
forma de motivar os alunos a se comprometer com o seus estudos.
O contato com o dinheiro é
muito importante, pois aos poucos a criança vai aprendendo as primeiras noções
matemáticas, além de criar a noção de valor das coisas e a importância de se
economizar dinheiro.
Esse conhecimento é tão importante para nossas vidas que até mesmo as
pessoas que nunca tiveram a oportunidade de passar pelo aprendizado
sistemático, adquirem essas noções de forma adequada.
Isso acontece em razão do sistema
monetário fazer parte do nosso dia a dia e, principalmente, por se tratar de um
assunto de interesse de todos, pois sem esse conhecimento seria impossível
viver de forma independente.
É muito importante a escola explorar, desde as séries iniciais, as
relações lógico-matemática e numérica presentes
nas situações que envolvem o uso do dinheiro, pois estas estão
diretamente ligadas ao mundo moderno.
Objetivo
Geral
Motivar o aluno a comprometer-se com os seus estudos dentro e fora da
sala de aula.
Levar o aluno a conhecer e identificar os valores diferentes contidos
nas notas de papel impresso, além de, tornar o aluno capaz de realizar cálculos
matemáticos para realizar seus objetivos.
Levar o aluno a ter compromisso com o seu estudo em sala de aula e fora
dela.
Objetivos Específicos
-Levar o aluno a ter compromisso com o
seu estudo em sala de aula e fora dela.
-Identificar as diferenças de valores do
dinheiro;
-Realizar cálculos matemáticos para
saber quantos objetos poderão ser comprados com determinado valor.
-Promover no aluno a capacidade de
saber utilizar de forma adequada e acertada possível o seu dinheiro;
-Levar o aluno a comprometer-se com os
seus estudos na Escola de forma mais assídua;
-Reconhecer valores;
-Efetuar trocas;
Compreender sistema de troco;
Público Alvo
Os alunos do 3º e 4º anos do Ensino
Fundamental.
Cronograma
- 4º bimestre
Metodologia
Os alunos receberão um dinheiro simbólico
pelas atividades desenvolvidas em sala de aula, tais como: tarefas, notas de
avaliações, participação nas atividades propostas pelo professor, bom
comportamento, etc, e posteriormente estes alunos irão gastar tudo que o
receberam na feira que acontecerá no final do bimestre.
Recursos e meios para a execução
-Confecção do
dinheiro em papel sufite com slogan próprio da escola.
-Participação dos
professores ativamente na realização do projeto.
-Câmera fotográfica.
-Outros recursos:
fita dupla face, papel cartão, impressora, papel sufite, tesoura, etc.
-Contribuição de recursos
financeiros dos professores e da direção da Escola para a compra de brinquedos
e guloseimas para a realização da feira.
Avaliação
A avaliação será feita de forma contínua
e progressiva de acordo com o desenvolvimento do projeto, observando a melhoria
na assimilação da aprendizagem, tais como: participação, interesse e motivação
na realização das atividades dentro e fora da sala de aula.
Referencia Bibliográfica
BOCK, Ana M. Bahia
(org). Psicologias: uma introdução ao estudo de Psicologia. 13ª ed. São Paulo:
Saraiva, 1999.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
VYGOTSKY, L. S. A Formação Social da Mente. São Paulo, Martins Fontes, 1991.
VYGOTSKY, L. S. Pensamento e Linguagem. São Paulo, Martins Fontes, 1993.
Este projeto tem como
base o projeto: “Aprender é um bom negócio” realizado pelo professor José
Wilson dos Santos na EE Fátima Gaiotto Sampaio.
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